Please reload

Notícias Recentes

Japão anuncia a liberação de visto para descendentes de 4ª geração

30.03.2018

 

Nesta sexta-feira (30), o Ministério da Justiça do Japão anunciou oficialmente as condições para o visto de residência para descendentes de japoneses da quarta geração, os yonsei. As novas regras começam a valer a partir do dia  1.º de julho deste ano. Até então, os privilégios de residência e trabalho no país só alcançavam os nipodescendentes da segunda e terceira geração, nissei e sansei, respectivamente.

 

Segundo o anúncio do governo japonês, o objetivo do novo visto é estreitar os laços entre a sociedades japonesas e as de origem dos descendentes, que devem receber o apoio dos empregadores e familiares para estudar a língua japonesa. Além disso, o ministério responsável pelas questões de imigração destaca que o governo não pretende usar a medida como política de combate ao problema da falta de mão-de-obra no país.

 

Nomeado de tokutei katsudo, 'atividades específicas' em japonês, o novo status permite que seu portador trabalhe normalmente no país, sem restrições de horas ou de atividade econômica. De acordo com o anunciado previamente, a permissão de estadia será de um ano, com possibilidade de extensão. No entanto, o período máximo de permanência será de cinco anos.

 

As exigências e condições já tinham sido colocadas em discussão pública pelo governo anteriormente e são bem diferentes das pleiteadas pelas organizações das comunidades nikkei no Japão e no Brasil.

 

Além de comprovar ser descendente de quarta geração, a pessoa interessada no novo status precisa ter entre 18 a 30 anos; ter conhecimento básico do idioma, equivalente ao nível 4 do JPLT, o Teste de Proficiência em Língua Japonesa; não ter histórico criminal no país de origem; e comprovar oportunidade de trabalho no Japão. Assegurar a quantia para o retorno ao país de origem e se inscrever em algum seguro de saúde aparecem como condições para a obtenção do visto.


O governo japonês estima receber anualmente por volta de 4 mil descendentes, na sua grande maioria vindos do Brasil e Peru.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
RSS Feed
RSS Feed
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 por Direto do Japão/Roberto Maxwell. Todos os direitos reservados.