Please reload

Notícias Recentes

Guerra do chocolate agita o Valentine's Day japonês

13.02.2018

 

Quer criar buchicho em torno da sua marca sem gastar muita grana? Cria uma treta nas redes sociais. Tem funcionado bem no mundo todo e não seria diferente no Japão. Duas marcas de chocolate estão provando o doce gostinho do barraco on line justamente na época de maior faturamento do produto, o Valentine's Day (14 de fevereiro), dia dos namorados no Japão e em boa parte do mundo.

 

No Japão, o costume de mulheres presentearem homens com chocolates no Valentine's é tão forte que chega ao nível de haver hierarquia entre os regalos. Para os colegas de trabalho, chefes e amigos, elas oferecem o giri choko (lê-se 'guiri tchoco'), 'chocolate obrigatório', algo mais simples, uma lembrancinha. Já para os maridos, os namorados ou pretendentes, o presente tem que ser mais sofisticado, atraente e recebe o nome de honmei choko (lê-se 'ronmei tchoco'), algo como 'chocolate com sentimento'. Aos homens, cabe retribuir o presente  — gastando pelo menos três vezes mais, como diz a etiqueta — no White Day (14 de março), data criada pelo comércio nos anos 70 para... vender mais chocolates.

 

Já dá para perceber que, em termos de negócio, o Valentine's Day não é coisa pequena. A expectativa de vendas para 2018 é de 130 bilhões de ienes, cerca de 1 bilhão de dólares, de acordo com o Kinnenbi Culture Laboratory, uma agência independente que estuda o impacto econômico dos feriados e festivais no Japão. O valor corresponde a 1/5 das vendas anuais de chocolate no país. A expectativa é de queda com relação ao ano anterior. Então, com o dinheiro minguado, a concorrência fica mais agressiva. 

 

"Já está na hora do Japão acabar com o giri choko"

Em letras garrafais, foi essa a mensagem de um anúncio de página inteira que a chocolateria belga Godiva publicou num dos jornais de maior circulação do Japão. No texto, a empresa se mostra sensível a um fenômeno já conhecido no país: muitas mulheres dizem detestar o Valentine's Day justamente pela obrigação de dar chocolates, em especial aos colegas de trabalho.

 

 

Não demorou muito para que a 'audácia' da chocolateria ganhasse eco nas redes sociais. Só no Twitter, foram mais de 25 mil postagens com a irônica hashtag #義理チョコの言い換え (#girichokonoiikai), algo como "um outro modo de falar 'giri choko'". "Prêmio de consolação", "disputa de popularidade", "sobras" foram algumas das sugestões.

 

Foi quando a Yuraku, fabricante japonesa da marca Black Thunder, decidiu contra-atacar com um tweet espirituoso. "Tem um certo anúncio dando o que falar, não é? Lá é lá, aqui é aqui. Pessoas são diferentes, tudo bem. Mas a Yuraku vai continuar apoiando a cultura do giri choko para aqueles que querem aproveitar a oportunidade para demostrar gratidão pelas pequenas coisas recebidas", soltou a empresa. A Godiva não replicou a ação da concorrente.

 

 

Com preços mais em conta do que os da concorrente belga, a linha Black Thunder da Yuraku aparece entre os chocolates preferidos por quem quer presentear colegas e conhecidos. Uma caixa especial de Valentine's com 16 unidades de 32g cada sai por ¥1080, cerca de R$32. Detalhe: a embalagem costuma ser oferecida para um grupo, todos os colegas do escritório, por exemplo. Pelo mesmo preço sai uma caixa da Godiva em forma de coração com míseros 3 bombons de cerca de 30g cada. A Yuraku, aliás, há anos vem vinculando a Black Thunder ao giri choko e, claro, não perdeu a chance de reforçar a sua marca.

 

No Twitter, as reações foram diversas, mas muita gente apoiou a iniciativa da fabricante japonesa. "Gostei da resposta elegante e pé no chão da Black Thunder", disse um comentarista. "Black Thunder é o chocolate que faz com que não haja mal entendidos", lembrou outro, com referência ao preço do produto, certamente nada adequado a quem quer impressionar.

 

Com as vendas de chocolate no Valentine's Day em ritmo de queda, as empresas estão apostando na criatividade para não amargar prejuízos.

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
RSS Feed
RSS Feed
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 por Direto do Japão/Roberto Maxwell. Todos os direitos reservados.