Please reload

Notícias Recentes

Cinco histórias que uma professora de japonês conta para ajudar os alunos a memorizar kanjis

06.02.2018

 

Kanjis! O terror de alguns, amor de outros! Seja qual for o seu sentimento em relação a eles, em algum momento talvez eles tenham sido (ou ainda são ☹) um desafio no aprendizado da língua japonesa. Mesmo assim, acredito que se colocarmos um pouco de drama e uns arco-íris neles tudo dá certo.  E quando se fala de drama, ahhh, nós latinos sabemos fazer um como ninguém!

 

Sempre gostei de criar histórias para os kanjis. Além de ajudar na memorização, é divertido ficar olhando para aqueles tracinhos e viajar no que eles poderiam representar e também em como relacionar uns com os outros. Era como um jogo de detetive com umas viagens bem doidas. Para que usar alucinógenos se você tem kanjis! 

 

Aqui vai a minha a lista dos cinco kanjis cujas histórias eu mais gosto de contar para meus alunos, mesmo elas sendo muito bobas – hehe – mas esse é o charme delas!

 

1. 外(そと)
soto/fora, do lado de fora

 

Esse kanji é composto pelos katakana TA (タ) e TO (ト). Então, para lembrar a história para lembrar o significado é:

 

– Você TÁ do lado de fora?

 

– TÔ!!!

 

 

2. 左右(さゆう)

sayuu/esquerda e direita, os dois lados

 

No japonês, um mesmo kanji pode ter diferentes leituras. Isso é um tormento para os estudantes. Aqui, a historinha é para ajudar a lembrar a leitura da palavra.

— Você SAIU (さゆう) da sala correndo! Você vai para a esquerda ou direita?

 

3. 開く· 閉まる (あく·しまる)

aku/shimaru = abrir, fechar

 

Temos dois kanjis muito parecidos mas com significados opostos. Como lembrar qual é qual? Ambos tem o radical MON (門) que significa portão, certo? (Aliás, para lembrar do significado de 門 é só imaginar aquelas portas de saloon do velho oeste.) Então, pense nos dois então como portas. Se você olhar bem, em AKU (開) tem um A todo estilizado dentro do portão certo? A de quê? De ABRIR! Hehehe!

 

Já em SHIMARU (閉) dentro do portão tem um O (オ) do katakana. Pois bem, estava você lá no banheiro meditando sobre a vida quando alguém abra a porta! O que você fala?

 

—  Ô! Fecha isso aí!!! 

 

4. 月 · 火 · 水 · 木 · 金 · 土 · 日(げつ · か · すい · もく · きん · ど · にち)

getsu/ka/sui/moku/kin/do/nichi =  os dias da semana, de segunda a domingo

 

Os dias da semana em japonês seguem mais ou menos o padrão mundial em que cada um deles representa um elemento. Então, a história para ajudar na memorização é a seguinte: na segunda-feira, você ainda está no mundo da lua (月); na terça, a semana já está pegando fogo (火); na quarta, que tal um pouco de água (水) para todo esse fogo?; na quinta-feira, melhor relaxar debaixo da árvore (木) porque já não aguenta mais; a sexta-feira é dia de receber o suado dinheirinho (金) da semana; no sábado quer voltar para a sua terrinha (土); e, finalmente, no domingo só quer um dia de sol (日). ☺ 

 

5. 人 · · 天 · 未 · 末 (ひと ·  だい · てん · み· すえ)

hito/dai/ten/mi/sue = pessoa, grande, céu, ainda, fim

 

O pesadelo de quem começa a aprender kanji são os caracteres muito semelhantes, como estes do grupo acima. Para ajudar os alunos a lembrarem a diferença, conto a seguinte história. Tudo começou com as pessoas andando sobre duas pernas (人). Mas só andar não era suficiente. Elas queriam crescer na vida. Então, esticaram bem os braços e ficaram grandes (大). Só que mesmo sendo grandes, as pessoas tinham o céu acima delas, com braços ainda mais compridos (天). Mas as pessoas não desistem!! Ainda (未だ/mada) existe um jeito! E mesmo com braços mais curtos, elas foram mais alto que o céu (未). Quando as pessoas conseguiram seu objetivo, tudo virou uma coisa só e fim (末). 

 

 

Julia Toffoli é formada em Letras de Japonês pela USP. Professora de Japonês desde 2007, é 

mestre (e atualmente doutoranda) pela Universidade Hitotsubashi (Tóquio) na área de Língua Japonesa e Ensino de Língua Japonesa como Língua Estrangeira. 

 

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
RSS Feed
RSS Feed
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 por Direto do Japão/Roberto Maxwell. Todos os direitos reservados.