Please reload

Notícias Recentes

Música clássica é a novidade nas viagens do metrô de Tóquio

30.01.2018

 

Conhecido no mundo todo pela pontualidade, o metrô de Tóquio também é super congestionado. Imagens de passageiros espremidos nas portas dos trens lotados costumam circular com frequência pela internet e espanta os menos acostumados com as auguras da vida em uma megacidade. 

 

Para ajudar a aliviar o estresse dos passageiros de uma de suas linhas, a companhia Tokyo Metro decidiu tocar uma seleção de música clássica em algumas composições da Linha Hibiya, que corta de norte a sul a capital japonesa. Peças como "Clair de Lune" de Claude Debussy e músicas consideradas pela companhia como 'relaxantes' estão sendo tocadas nos alto-falantes de altíssima qualidade dos novos carros série 13000. A trilha sonora, no entanto, só pode ser ouvida em viagens específicos. 

 

Segundo o site de notícias Japan Times, a ideia de tocar música clássica no horário do rush surgiu depois que, durante uma viagem, um maquinista tocou durante por acidente uma peça usada para testar o alto-falante. A inesperada trilha sonora repercutiu nas redes sociais na época e a companhia decidiu adotar a prática de forma experimental. Ainda segundo o site, a Tokyo Metro quer avaliar as reações dos passageiros antes de decidir se a música continua ou não a ser tocada nos trens.

 

Com pouco mais de 20 km de extensão, a linha transporta mais de 1 milhão de passageiros por dia. Como é comum no metrô de Tóquio, a Hibiya se conecta diretamente com uma linha de trem metropolitano que atende à população da província de Saitama, vizinha à capital japonesa. A viagem direta entre as duas linhas pode durar até  1 hora e meia.

 

Até o momento, a Tokyo Metro não informou quando serão encerrados os testes, nem as reações dos passageiros à novidade.

 

imagem: Tokyo Metro

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
RSS Feed
RSS Feed
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 por Direto do Japão/Roberto Maxwell. Todos os direitos reservados.