Please reload

Notícias Recentes

Hatsune Miku ganha versão hina para falar de empoderamento feminino

29.01.2018

 

Primeira idol virtual do Japão, Hatsune Miku fez história ao atingir o topo das paradas musicais japonesas mesmo sendo apenas uma voz digitalizada. Com fãs em todo o planeta, a cantora  virou uma febre e despertou interesse mundial pelos vocaloids, sintetizadores de voz usados para a criação musical.

 

Às vésperas do Festival Hina, Hatsune Miku se materializa como uma boneca tradicional para trazer uma poderosa mensagem para as mulheres japonesas. O Hina é um festival tradicional dedicado às meninas, celebrado anualmente no dia 3 de março. Durante as festividades, plataformas com até sete degraus são armadas para representar a corte imperial, com os monarcas, os burocratas, os serviçais e músicos, todos caracterizados com vestimentas do Período Heian (795 - 1185). Na parte mais alta da escadaria, fica o imperador e a imperatriz. Tradicionalmente, o casal imperial representa o desejo de que a menina encontre a felicidade através de um bom casamento.

 

Tradicionalmente, a imperatriz representada no Festival Hina está sempre acompanhada do imperador.

foto: Roberto Maxwell

 

Na colaboração com a Mataro, uma loja de Tóquio especializada em bonecos tradicionais japoneses, a versão hina da Hatsune Miku aparece sozinha. Segundo uma funcionária da loja, a boneca é a representação da mulher dos dias de hoje. "Ela mostra que uma mulher não precisa de um homem ou do casamento para encontrar a felicidade", explica. "A mulher de hoje tem sua carreira, seu trabalho e pode ser feliz sozinha", completa a funcionária.

Hatsune Miku em sua versão hina.

foto: Roberto Maxwell

 

A discussão é pertinente. O Japão é o país do G7 (grupo das sete maiores economias do mundo) com o pior desempenho quando o assunto é igualdade de gênero. Relatório do Banco Mundial de 2017 revela que o país está 114ª posição no ranking mundial de 144 países, a despeito das políticas de emancipação da mulher na sociedade japonesa anunciadas nos últimos anos pelo primeiro-ministro Shinzo Abe.

 

Hatsune Miku versão hina; ao fundo, o casal imperial na forma usada tradicionalmente.

foto: Roberto Maxwell

 

Com sua mensagem de empoderamento feminino, a versão hina da Hatsune Miku não está à venda. A boneca fica em exposição na loja da Mataro em Tóquio até o dia 9 de março.

 

SERVIÇO

Mataro

loja especializada em bonecos tradicionais japoneses

Tōkyō-to Taitō-ku Ueno 5-15-13

mapa

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
RSS Feed
RSS Feed
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 por Direto do Japão/Roberto Maxwell. Todos os direitos reservados.