Please reload

Notícias Recentes

Visitamos o novíssimo (e arrojado) espaço dedicado ao Monte Fuji

23.01.2018

 

Não tem quem não se impressione com o Monte Fuji. Seus 3776 metros de altitude surgem imponentes na vista de quem segue o traçado da Tokaido, a rota que conecta Tóquio à Kyoto desde o Período Edo (1603 - 1868). Vulcão ativo mas com baixo risco de erupção, o Fuji também impõe respeito, já que está a somente 100 km de distância do epicentro da maior área urbana do planeta. Por tudo o que representa, a montanha é um ícone do Japão, onipresente na arte, na cultura, na fé e na mitologia do povo japonês.

 

Desde que foi reconhecido como Patrimônio da Humanidade, o Monte Fuji vem recebendo diversas 'homenagens'. No entanto, dificilmente alguma delas será mais excepcional que o novo Mount Fuji World Heritage Centre, Shizuoka, inaugurado no final do ano passado na cidade de Fujinomiya.

 

O espaço, assinado pelo arquiteto japonês Shigeru Ban, fica num local com vista privilegiada do Monte Fuji e pertinho do Grande Santuário Sengen, dedicado à divindade dos vulcões. O local também atrai muitos turistas, em especial na primavera, já que é um ponto de onde se pode observar a montanha juntamente com as cerejeiras em flor.

 

 

A construção principal é revestida com madeira e foi pensada como uma réplica invertida do Monte Fuji. Tanto a construção quanto a própria montanha se refletem no espelho d'água. O complexo se completa com um portal torii.

 

Na parte interna, o visitante sobe o prédio principal por uma rampa em espiral que representa a escalada da montanha. Projeções de alta qualidade nas paredes semi-escuras mostram a paisagem do Fuji em diversas altitudes e os andares abrigam espaços de exposição e uma sala de cinema. 

 

 

Muito bem construída, a exposição permanente aborda o monte em diversos aspectos, da arte até a história geológica. Projeções e telas interativas tornam o acesso à informação numa experiência interessante.

 

Por fim, no último estágio, fica um espaço aberto como uma tela onde o Fuji pode ser observado em toda a sua majestade e plenitude, se o tempo assim permitir. Quem já tentou ver o monte num dia com nuvens no céu sabe do que eu estou falando.

 

Numa era em que é tão fácil achar informações na internet, descobrir novidades sobre uma montanha tão conhecida quanto o Fuji parece tarefa praticamente impossível. Porém, o Mount Fuji World Heritage Centre, Shizuoka consegue surpreender, não somente pela arquitetura arrojada e elegante mas, também, pelo conteúdo que colocou dentro do museu. É muito bom saber que o mais novo espaço dedicado à montanha mais amada do Japão faz jus à sua majestade.

 

 

SERViÇO

Fuji World Heritage Centre, Shizuoka

5-17 Miyacho, Fujinomiya, Shizuoka

mapa

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
RSS Feed
RSS Feed
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 por Direto do Japão/Roberto Maxwell. Todos os direitos reservados.