Please reload

Notícias Recentes

Escola abole obrigatoriedade de saias no uniforme feminino

15.01.2018

 

Quem conhece bem a cultura japonesa sabe como os uniformes são importantes nas escolas. Embora a maioria delas não adote o traje para as séries iniciais, adolescentes no segundo segmento e no Ensino Médio são obrigados a ir às aulas uniformizados. Além disso, a maioria das escolas é muito rígida quando o assunto é aparência de seus alunos dentro — e, muitas vezes, fora — do ambiente escolar.

 

No entanto, uma escola em Kanagawa, província vizinha à Tóquio, ganhou as manchetes com um anúncio em que apresenta seus novos uniformes (foto). Em comunicado à comunidade, a unidade escolar informa que calças compridas passam a fazer parte do uniforme das meninas e apresenta as três opções de trajes a serem usados no novo ano letivo.

 

De acordo com o site Kanaroku, o diretor da escola coloca que a mudança não significa que a calça comprida seja um uniforme alternativo para meninas. "Quero frisar que a saia não é o uniforme principal [para meninas]. Não é problema que existam características masculinas ou femininas. Mas acredito que seja bom que nós libertemos nossos alunos de conceitos rígidos", diz o diretor. Além disso, parte dos estudantes costuma ir à escola de bicicleta e, neste caso, as calças compridas são mais práticas. "Vamos facilitar as coisas para as alunas", explicou ele.

 

Até o momento, a escola não se posicionou sobre a possibilidade de mudanças nos uniformes dos alunos do sexo masculino. O site também registra que não houve, até a publicação da reportagem, reclamação conhecida por parte dos pais. O novo uniforme poderá ser usado a partir de abril.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
RSS Feed
RSS Feed
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 por Direto do Japão/Roberto Maxwell. Todos os direitos reservados.