Please reload

Notícias Recentes

Governo japonês oferece bolsa de estudos para professores

04.01.2018

 

Ter um período de aprimoramento em outro país é um sonho para muitos professores brasileiros. Infelizmente, por uma série de motivos, nem sempre é possível para um profissional de educação parar tudo e se dedicar somente a um programa de capacitação. Mas esta pode ser exatamente a oportunidade que faltava. 

 

O governo japonês, através do equivalente no país ao Ministério da Educação, oferece uma bolsa de estudos na medida certa para a área quem atua na área. Chamado de Treinamento de Professores, o programa convida profissionais  do Ensino Fundamental e Médio para se vincular a uma universidade japonesa e se aprofundar no funcionamento do sistema educacional japonês. Docentes de qualquer área são aceitos, inclusive os que atuam em orientação pedagógica, assistência educacional e gestão. 

 

Para concorrer à bolsa, o profissional precisa ter pelo menos 5 anos de experiência comprovada no Ensino Fundamental ou Médio, estar exercendo a função no ato da inscrição, ser de nacionalidade brasileira, ter domínio suficiente de língua inglesa para ter aulas na língua, dentre outros requisitos. Além disso, é preciso criar um projeto de pesquisa na área de educação. Os selecionados que não dominam o idioma japonês também têm acesso a um semestre de curso intensivo da língua.

 

São oferecidos aos convidados a passagem de ida e volta, a isenção das taxas acadêmicas e uma bolsa mensal no valor de ¥143 mil, o equivalente a cerca de R$4150. O programa tem duração de 1 ano e meio e os novos bolsistas deverão estar disponíveis para iniciar as atividades em outubro de 2018. 

 

As inscrições para o processo de seleção podem ser feitas nos consulados-gerais do Japão de cada região e na Embaixada do Japão no Brasil, localizada em Brasília. Até o momento, somente o Consulado-geral do Japão no Rio de Janeiro, que compreende os estados do Rio, do Espírito Santo e de Minas Gerais (com exceção da região do Triângulo Mineiro), anunciou o período de inscrições: de 15 de janeiro a 22 de fevereiro de 2018. Espera-se que as demais repartições divulguem suas datas nas próximas semanas.

 

Confira as informações completas e o link para o edital no site do Consulado-geral do Japão no Rio.

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
RSS Feed
RSS Feed
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 por Direto do Japão/Roberto Maxwell. Todos os direitos reservados.