Please reload

Notícias Recentes

Descubra como viajar no trem mais rápido do mundo

03.01.2018

 

No princípio havia o trem. E o trem era apenas uma revolucionária tecnologia que moldou a urbanização e, com isso, a humanidade como um todo. E viram os japoneses que o trem era bom mas muito lento e decidiram acelerar as coisas. Então, eles criaram o Shinkansen, o primeiro trem-bala da história. E foram muitas tardes e manhãs até a data oficial de lançamento, no longínquo ano de 1964. 

 

Mais de cinquenta anos depois, em 2018, os japoneses ainda querem revolucionar o sistema ferroviário. Foi do Japão que saiu o recorde de trem com passageiros mais rápido da história: 603 km/h em abril de 2015. Somente em termos de comparação, o atual trem-bala Shinkansen que atinge maior velocidade chega a meros 320 km/h. O feito foi alcançado por uma composição da série L0 do maglev, um tipo de trem que trafega cerca de 10 cm acima dos trilhos. A tecnologia é conhecida como 'levitação magnética' e é o futuro do transporte ferroviário de média e longa distância.

 

A intenção dos japoneses é fazer a ligação de cerca de 285 quilômetros entre Tóquio e a cidade de Nagoya, no centro do país, em 40 minutos. Atualmente, este mesmo trajeto é feito em 1 hora e 34 minutos. 

 

O maglev japonês só entra em operação comercial em 2027 mas você não precisa esperar quase 10 anos para saber como é viajar de trem em altíssima velocidade. Até o dia 16 de fevereiro, a JR Tokai, empresa que administra o empreendimento, está com inscrições abertas para passageiros que queiram participar de viagens-demonstração que serão realizadas no trecho de testes de cerca de 43 km, localizado na província de Yamanashi. As viagens serão  em 8 dias alternados, no período entre 23 de março e 6 de abril.

 

Qualquer pessoa pode participar mas as inscrições devem ser feitas por alguém que more no Japão. Cada inscrito pode solicitar até 4 assentos por vez e deve informar os dados de quem irá acompanhá-lo, além de escolher três opções de dia/horário para a viagem. Os assentos são divididos em grupos de dois, ou seja, mesmo que o número total de viajantes seja ímpar, um número par até o total de 4 deve ser solicitado no momento da inscrição. Cada dupla de assentos custa ¥4320, cerca de 40 dólares americanos.

 

Como o número de inscritos é sempre maior do que o de vagas, é feito um sorteio e os agraciados vão receber por e-mail a confirmação de participação e as instruções de pagamento. A dica dada pela JR Tokai é evitar os fins de semana e horários mais próximos ao almoço, que são os mais solicitados.

 

É ou não é uma bela chance de embarcar, literalmente, no futuro? Para fazer sua inscrição, visite o site da JR Tokai (somente em japonês).

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
RSS Feed
RSS Feed
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 por Direto do Japão/Roberto Maxwell. Todos os direitos reservados.