Please reload

Notícias Recentes

Vídeo-colagem celebra o centenário da animação japonesa

28.12.2017

Ausência de obras do estúdio Ghibli foi sentida pelos fãs

 

 

 

A Associação Japonesa de Filmes de Animação lançou um vídeo de 14 minutos com 122 obras histórias e marcantes do estilo no país. A colagem é o ponto culminante de um ano em que se o Japão comemorou os 100 anos de seu produto cultural mais difundido no exterior: a animação. 

 

1917 foi o ano de lançamento de “Namakura-katana”, película dirigida por Jun’ichi Kouchi, uma animação cômica de 4 minutos que mostra os infortúnios de um samurai comprando uma espada numa loja. O filme era considerado perdido até uma cópia em película ter sido descoberta numa loja de antiguidades em Osaka em 2007. “Namakura-katana” é considerado o mais antigo original em filme de uma obra de animação do Japão.  Por isso, seu ano de lançamento é usado como marco pelos profissionais da área.

 

O vídeo lançado pela associação reúne obras de todas as épocas, algumas conhecidas do público brasileiro como “Astro Boy” (1963), “Speed Racer” (1967), “Akira” (1988), “Pokémon” (1997), “Digimon” (1999) e “Naruto” (2002). Sem narração, o som do vídeo-homenagem é a música  “Tsubasa wo Motsumono ~Not an Angel Just a Dreamer~”, música oficial do  centenário da animação japonesa, gravada por 23 artistas solo e grupos musicais relacionados ao universo dos animês.

 

A grande ausência no vídeo comemorativo são as animações de Hayao Miyazaki e dos estúdios Ghibli. De acordo com a organização, além da importância histórica, somente foram incluídos no corte final obras autorizada por seus autores e produtores.

 

No ano do centenário, a Associação organizou uma série de eventos, incluindo um festival de cinema. Confira o vídeo comemorativo e viaje em 100 anos de história.

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
RSS Feed
RSS Feed
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 por Direto do Japão/Roberto Maxwell. Todos os direitos reservados.