Please reload

Notícias Recentes

Visto para a quarta geração de japoneses mais próximo da realidade

27.12.2017

Projeto, no entanto, contraria a expectativa de parte da comunidade

 

 

2018 marca o 110º aniversário da imigração japonesa no Brasil e pode ser, também, um ano de boas novidades para os nikkeis, brasileiros descendentes de japoneses. O Ministério da Justiça do Japão anunciou a intenção de criar um visto especial que poderia possibilitar nikkeis da quarta geração, os yonseis, a residir e trabalhar no Japão.

O Japão tem uma lei de imigração rígida e estrangeiros recebem permissão de residência e trabalho no país somente em algumas condições. Descendentes de japoneses até a terceira geração e seus cônjuges e filhos dependentes têm acesso a um visto que permite a residência no país e o trabalho sem restrições de horas ou atividade econômica. Outros estrangeiros com visto de duração semelhante costumam ter restrições de área de atuação profissional.

De acordo com a proposta discutida entre o Ministério da Justiça e o primeiro-ministro Shinzo Abe, o visto seria voltado para yonseis de 18 a 30 anos e permitiria residência e trabalho no Japão por até 5 anos. No entanto, a ideia é que a autorização de residência seja concedida por períodos menores e renovada ao final de cada ciclo. Também será exigido um conhecimento de língua japonesa que não foi especificado.

O governo pretende abrir uma consulta pública sobre o projeto e quer que ele entre em vigor já no final de março do ano que vem.

O Japão vive uma crise de mão-de-obra fruto da baixa natalidade e do envelhecimento da população. Por conta disso, boa parte da comunidade nipo-brasileira no Brasil e no Japão tinha a esperança de que o governo japonês fosse estender aos yonseis o mesmo visto já existente para os descendentes de segunda e terceira geração. Mas as discussões mais recentes vinham apontando para um visto nos moldes do anunciado essa semana, com menos direitos e exigência de conhecimento prévio da língua japonesa.

Atualmente, por volta de 190 mil brasileiros vivem no Japão, a grande maioria deles descendentes de japoneses e seus cônjuges.  

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
RSS Feed
RSS Feed
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 por Direto do Japão/Roberto Maxwell. Todos os direitos reservados.