Please reload

Notícias Recentes

'Cidade do Filme' quase não tem salas de cinema e os moradores resolvem agir

20.12.2017

 

 

Chofu é uma cidade de cerca de 200 mil habitantes nos subúrbios de Tóquio. A localidade é repleta de estúdios que são usados por canais de TV e produtoras cinematográficas. Por conta da atividade, Chofu é conhecida como 'Cidade do Filme".

 

Acontece que, como diversos subúrbios do Japão, Chofu tem pouquíssimas salas de cinema e as que existem ficam dentro de um shopping center. Além disso, a cidade-dormitório é povoada basicamente por famílias com crianças que acabam não indo ao cinema porque os pequenos nem sempre param quietos, provocando reações indignadas dos demais espectadores. 

 

Para honrar o apelido da cidade, um grupo de moradores decidiu organizar eventos de cinema ao ar livre. Chofu é cortada por dois rios com margens bem urbanizadas. Para completar o cenário, trens e carros cruzam os rios através de grandes viadutos cujas pilastras são excelentes telas para a projeção de filmes. Assim surgiu o Nebukuro Cinema,  algo como 'cinema no saco de dormir'.

 

Nas projeções, pais e crianças podem aproveitar os filmes juntos e a galerinha pode se comportar como quiser, sem as restrições de uma sala de cinema normal. Além disso, são escolhidos filmes que já estão fora do circuito comercial, dando às projeções um ar de cinema em casa. Com a ajuda de empresas que decidiram apoiar o projeto, os custos das projeções não é um peso para os voluntários.

 

Na mais recente edição do evento, o grupo comemorou 20 projeções desde 2015 e, por isso, decidiu ocupar um espaço no metro quadrado mais caro do Japão: Ginza. Com o projetor voltado para o prédio vizinho, os participantes assistiram Kono Sekai No Katasumi Ni, premiado filme japonês de animação baseado na série de mangás do mesmo nome. 

 

Mais recente projeção ocupou área nobre de Tóquio.

imagem: Nebukuro Cinema

 

A ideia chamou tanta atenção que o grupo já foi chamado para organizar sessões em outras partes da metrópole e até mesmo em províncias distantes de Tóquio como Hokkaido e Shimane. E por causa da ação de seus moradores, Chofu já até merece ser chamada de 'Cidade do Filme', não é mesmo?

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
RSS Feed
RSS Feed
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 por Direto do Japão/Roberto Maxwell. Todos os direitos reservados.