Please reload

Notícias Recentes

Twitter japonês anuncia ferramenta automática para ajuda na prevenção ao suicídio

19.12.2017

 

No final do último mês de outubro, os japoneses entraram em choque com a notícia de 9 corpos que foram encontrados mutilados num apartamento na província de Kanagawa, nos subúrbios de Tóquio. Um homem foi preso e apontado como o responsável pelas mortes. As investigações apontaram que pelo menos uma das vítimas teria postado no Twitter o desejo de morrer e sido abordada pelo assassino com uma proposta de suicídio conjunto. A polícia acredita que a mulher tenha sido atraída até o apartamento onde foi encontrada morta.

 

Dias depois, a rede social decidiu alterar suas regras de uso e passou a proibir expressamente atividades e comportamentos que incentivem o suicídio. Já antes disso, usuários que fossem reportados ao sistema por terem postado mensagens em que manifestassem a intenção de morrer recebiam indicações de contato de ONGs de aconselhamento pessoal.

 

Em entrevista à revista Fuji Sankei Business i, um representante do Twitter anunciou que a rede social pretende implantar uma função capaz de identificar tweets com intenções suicidas e enviar automaticamente uma mensagem com o link de uma entidade de suporte.

 

Google e Yahoo já implantaram estratégias semelhantes. Ao identificar expressões-chave como  'quero morrer' em uma busca, ambos os sites oferecem como primeira opção de resultado um site do Ministério da Saúde com o telefone de um serviço de aconselhamento. O Twitter, no entanto, não revelou a data de início da função.

 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o Japão tem uma taxa de suicídio de 19,5 casos por 100 mil habitantes, a sexta mais alta do mundo. Dados do governo japonês mostram que, em 2016, o número de suicídios chegou ao seu nível mais baixo em mais de duas décadas. Mas as altas taxas ainda colocam o país no segundo lugar entre as nações mais industrializadas do mundo. No Japão, o suicídio é principal causa de morte de pessoas entre 15 e 39 anos de idade.

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
RSS Feed
RSS Feed
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 por Direto do Japão/Roberto Maxwell. Todos os direitos reservados.