Please reload

Notícias Recentes

O 'Ramen Boy Top 5 Must Go Ramen Shops'

21.12.2017

 

Depois de duas viagens e três meses no Japão — tempo em que pude aprender a fazer o lámen no padrão japonês, conversar com lámen-maníacos locais e estrangeiros e comer cerca de 100 bowls diferentes — é natural que as pessoas me perguntem qual foi o melhor lámen que eu comi.

 

A pergunta parece ser simples mas, sinceramente, é muito difícil de responder. Tudo é muito subjetivo já que são muitas as variáveis que têm influência na avaliação que eu faço de um lámen: se eu estava com muita fome antes de comer, o tempo de espera, o atendimento, o clima, as memórias que aquele lámen me trouxe... Cada restaurante, cada chef tem um estilo diferente que, de verdade, não merece nem ser comparado...

 

É impossível escolher o melhor dentre os milhares de restaurantes de lámen de Tóquio. Ainda assim, sempre tem aquele bowl que surpreende, que não sai da cabeça, que fica na lembrança mesmo algum tempo depois da viagem. Foi isso que eu levei em conta para fazer essa lista com aquelas casas que foram mais especiais. São recomendações para não tem medo de enfrentar fila longa nem de se aventurar para saborear, no final, um bom bowl de lámen.

 

Segue, então, o Ramen Boy Top 5 Must Go Ramen Shops!

 

 

Yamaguchi - A simplicidade em forma de perfeição

らぁ麺やまぐち

Tokyo-to Shinjuku-ku Nishi-waseda 2-11-13 [mapa]

 

 

Um dos estilos mais populares de lámen na região de Tóquio é o que leva sopa de frango clara, um macarrão fino, levemente ondulado e um shoyu muito poderoso.  Nesse estilo se podem perceber os diferentes aromas e delicadezas do prato. O Shoyu Ramen da casa leva diversos ingredientes para extrair o máximo de sabor mas, ainda assim, continuar leve e delicado.

 

 

Motenashi Kuroki - Não existe limites para o lámen!

饗 くろ喜

Tokyo-to Chiyoda-ku Kanda Izumicho 2-15 [mapa]

 

Para ser sincero, no começo da minha jornada com o lámen, eu não gostava do conceito dessa casa. Tudo porque os caras recheiam o char siu (carne que vem como acompanhamento) de frango com uma AZEITONA e MOLHO DE TOMATE!!! Para mim, isso era sair da tradição e de tudo que o lámen representa.

Acontece que, um ano depois, nessa minha segunda viagem, eu já não buscava mais esse sabor tradicional e original do lámen. Queria encontrar expandir horizontes e buscar novas inspirações para criar.  Isso me levou ao Motenashi Kuroki, um restaurante onde se pode ver o toque do chef  por trás de cada ingrediente, isso num lámen já altamente técnico. Foi amor a primeira colherada: a sopa, os acompanhamentos, tudo servido de maneira criativa e muito saborosa, sem quebrar a harmonia do prato.

 

Men-ya Itto - No topo do topo

麵屋一燈

Tokyo-to Katsushika-ku Higashi-shinkoiwa 1-4-17 [mapa]

 

 

Impossível fazer uma lista e não colocar o Men-ya Itto, o melhor tsukemen que eu já comi. Tsukemen, para quem não conhece, é um lámen em que a massa e a sopa espessa são servidos separadamente. Logo que entrei na fila do restaurante, tive a sensação de que provaria algo único. O prato da vez foi o Shoyu Tsukemen que é acompanhado por diferentes tipos de carne. O caldo é tão complexo que cada colherada é diferente da outra. Já o macarrão tem a dureza e a elasticidade ideais para este tipo de lámen.

 

No final, deixe um pouco de sopa e peça o soupwari. Eles colocam um pouco de uma sopa quente e menos consistente na sua tigela, tornando o caldo mais suave para beber e, claro, mais quentinho. É incrível como conseguem deixar todos os ingredientes perfeitos, todos os dias para todos os clientes que passam por ali diariamente. É impressionante. 

 

 

Saikoro - There is no place like home!

さいころ

Tokyo-to Nakano-ku Nakano 2-28-8 [mapa]

 Sou suspeito para falar, talvez pelo fato do meu mentor ser o dono da casa; ou porque tive a oportunidade de estagiar por lá; ou, ainda, por ter sido o restaurante de lámen que eu mais frequentei no Japão... A verdade é que o Saikoro entrega exatamente o que promete: um bowl saboroso e bem servido, cheio de char siu, das 11 da manhã até às 2 da madrugada, sem intervalos. A sopa da casa é à base de niboshi, uma sardinha seca que é usada inteira no preparo do caldo. O niboshi  deixa a sopa com muito umami, o tal do quinto paladar, só que, também, traz um certo amargor. A maestria é saber domar esse sabor e isso o Saikoro faz muito bem.

 

Mendokoro Kinari - Aquele em que mesmo você errando, acerta

麺処 きなり

Tokyo-to Kita-ku Nishigahara 1-1-15 [mapa]

 

O Mendokoro Kinari foi o vencedor no quesito surpresa. Fui já sabendo que o carro-chefe da casa é o shio-ramen, o lámen com caldo à base de sal. Além disso, o restaurante é famoso pelos vegetais servidos como acompanhamentos que combinam muito bem com a delicada sopa.

 

Então veio a surpresa. Por acidente, acabei pedindo o lámen com missô vermelho e pato. Os acompanhamentos fazem jus à fama e, aqui, encontrei o melhor ovo marinado que eu já comi. Além disso, ingredientes que eu nem imaginava em um lámen me aguardavam no meu bowl. Era exatamente isso que eu estava buscando! Se você é do tipo mais tradicional, vá de shio-ramen e seja feliz. Mas se você é daqueles que gostam de correr risco, o missô vermelho me tirou da zona de conforto... E eu adorei!

 

Mark (à direita) com um amigo em uma das muitas filas de lámen que ele encarou no Japão.

FOTO: ACERVO PESSOAL

 

Mark Veen é cozinheiro e apaixonado por lámen. Acompanhe o trabalho dele aqui. Conheça um pouco da história dele no vídeo 'Lamen Boy'.

4:02 | Lamen Boy

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
RSS Feed