Please reload

Notícias Recentes

Bebeu todas? Dormiu no ponto? Este ônibus te leva para casa

16.12.2017

imagem: @sunshineE233

 

Perder a linha no boteco e acabar dormindo no trem e passar direto: quem nunca? A situação pode ficar ainda pior se for o último trem. Por isso, uma empresa de ônibus do oeste de Tóquio está oferecendo um serviço especial para quem enfiou o pé na jaca, o Nesugoshi Kyusai Bus, algo como 'ônibus de resgate aos dorminhocos'.

 

Mas não adianta se animar muito. O serviço é limitado às sextas-feiras, somente até o dia 22 de dezembro. É que, nesta época do ano, a agenda dos japoneses anda lotada à noite por conta dos bonenkai, as festas de fim de ano. Grupos de colegas de trabalho, da universidade e de clubes de atividade costumam realizar essas comemorações e participar delas é praticamente uma obrigação. Como as grandes cidades japonesas não têm transporte 24 horas, os bonenkai terminam num horário em que todos possam embarcar de volta para casa nos últimos trens. Acontece que, depois de tomar umas, outras e muitas depois de uma semana de trabalho, tem gente que acaba dormindo nos trens e perdendo a parada.

 

Nesugoshi Kyusai Bus trafega em um único horário entre Takao — estação terminal da linha Chuo que liga o centro de Tóquio até os subúrbios oeste da província — e Hachioji, um trajeto que de pouco mais de 7 quilôme

 

tros e que, de trem, leva cerca de 15 minutos. Para não deixar a galera na mão, a linha percorre parte dos bairros atendidos pelo trem e a viagem entre uma ponta e outra acaba levando pouco mais de uma hora e meia. Segundo a Nishi-tokyo Bus, empresa que oferece o serviço, no último dia 8 o busão de 32 lugares saiu com lotação quase completa: 30 dorminhocos foram resgatados. No ano passado, durante os três dias de serviço, o bumba dos bebuns atendeu a 75 passageiros.

 

A criação de serviços noturnos de ônibus tem aumentado nos últimos anos em Tóquio. Diversas empresas têm oferecido serviços para quem perde o derradeiro trem que, na maioria das linhas, costuma sair pouco depois da meia-noite. O principal público-alvo são trabalhadores que passam da conta nas horas extras e, claro, nas biritas com os amigos. Um brinde!

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
RSS Feed
RSS Feed
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 por Direto do Japão/Roberto Maxwell. Todos os direitos reservados.