• Roberto Maxwell

Série estreia com degustação de saquê em Fukushima

Atualizado: Mai 14



Estreou na última quinta-feira (30) "Taiken - Experimentando o Japão", a minha nova série de viagens. Com 5 episódios, a série está disponível em várias plataformas. A estreia é sempre no YouTube, às quintas-feiras, 10 horas da manhã no horário de Brasília. Depois do fim-de-semana, os vídeos partem para o IGTV e para o Facebook.


"Taiken" (体験) quer dizer "experiência" em japonês. Não qualquer tipo de experiência mas, sim, aquelas que envolvem a prática. Ou seja, tem um sentido de vivência e envolve ação e participação. A escolha deste nome para a série não foi por caso. A ideia é mostrar vivências que você pode ter quando vier ao Japão.


Neste primeiro episódio, visitei a fábrica da Yamatogawa, uma das principais produtoras de saquê da cidade de Kitakata, no norte da província de Fukushima. Kitakata também é conhecida como a cidade do lámen e o assunto é tema do segundo episódio da série.


Marcada pelo acidente nuclear de 2011, a província de Fukushima é muito mais do que a usina danificada pelo tsunami que atingiu o nordeste do Japão naquele ano. Aliás, boa parte da província fica nas montanhas e isso quer dizer que a radiação que vazou na época teve pouco ou nenhum efeito em algumas regiões de Fukushima. Muita gente, no entanto, fica assustada só de ouvir o nome da província e o número de turistas caiu muito depois do acidente nuclear. Uma pena porque a parte montanhosa de Fukushima é lindíssima e cheia de história.



Pouca gente sabe, também, que a província é uma das maiores produtoras de saquê do Japão. Por causa da água de excelente qualidade que flui pelos rios da região montanhosa, o saquê de Fukushima é apreciado em todo o país. Essa água, que vem do lento derretimento da neve que se forma nos picos das montanhas da região, é cheia de nutrientes e excelente, também, para a agricultura, em especial para a produção do arroz.


Kitakata não está exatamente no circuito turístico mas é uma cidade que atrai muitos visitantes justamente por causa do saquê. Com 300 anos de história, a Yamatogawa é apenas uma das 10 fábricas da bebida que podem ser visitadas na região. Confira o vídeo e conheça mais sobre a produção de saquê em Kitakata.



SERVIÇO

Yamatogawa Kitakata Fudokan Fukushima-ken Kitakata-shi Asa Teramachi 4761

horário de visitação: 9 às 16:30

entrada franca

18 visualizações
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 por Direto do Japão/Roberto Maxwell. Todos os direitos reservados.