Por uma boa causa, chef japonês cria marmita de 5 mil reais

Atualizado: Set 12



Um dos setores mais afetados pela pandemia é, sem dúvidas, o de restaurantes. Em Tóquio, apesar de não ter sido decretada quarentena, uma série de restrições foi imposta a esses estabelecimentos e muitos acabaram optando por fechar as portas. Com duas estrelas Michelin no currículo e presença garantida em inúmeras listas de melhores do mundo, o Narisawa foi um dos restaurantes que deixaram de funcionar por causa da disseminação do novo coronavírus.


No entanto, o estabelecimento anunciou uma novidade para aqueles fãs que estão sentindo saudades do criativo cardápio do chef Yoshihiro Narisawa. Em parceria com o vinho francês Dom Pérignon, o restaurante servirá um menu especial no formato de bentô, as indefectíveis marmitas japonesas, pelo preço de 95 mil ienes, cerca de 5 mil reais. Somente em termos de comparação, um menu completo no Narisawa, sem bebidas, custa 30 mil ienes, cerca de 1650 reais, por pessoa.


O cardápio não foi revelado com detalhes mas, pelas fotos, é possível ver que as marmitas trarão a essência da cozinha do chef representada pela palavra "satoyama" a qual, nos últimos anos, passou a ser vinculada à ideia de uma convivência harmônica entre o ser humano e a natureza. Portanto, os comensais podem esperar ingredientes sazonais de altíssima qualidade e de diversas partes do Japão, como legumes, verduras e peixes. Acompanham o bentô, que serve duas pessoas, uma garrafa do Dom Pérignon Vintage 2008, duas taças, dois potes de caviar e sobremesa.



No texto de anúncio da empreitada, Narisawa fala da importância dos restaurantes na cadeia da produção de alimentos e do impacto que a pandemia está tendo no trabalho de agricultores, pecuaristas, pescadores e outros. "Neste momento, uma grande quantidade de alimentos está sendo perdida nos locais de produção. Comida vem sendo descartada todos os dias", diz Narisawa que espera que, com a produção dos bentôs, possa ajudar os fornecedores que estão tendo prejuízos por causa da pandemia.


O menu está sendo vendido sob encomenda e será oferecido somente nos dias 15 e 16 de maio. Tem tudo para ser a marmita mais cara do mundo mas quem tem condições de comprar não fará mal nenhum em ajudar os produtores de alimentos neste momento difícil.


imagens: site do restaurante Narisawa

144 visualizações
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 por Direto do Japão/Roberto Maxwell. Todos os direitos reservados.