Hanamichi mostra que conhecer bem o lámen em Tóquio exige sair da rota turística



Não é à toa que as grandes cidades são chamadas de "selvas de pedra". Além da realidade de que essas aglomerações urbanas podem ser vis para as pessoas mais vulneráveis, podemos aplicar a expressão para a gastronomia. Grandes cidades costumam ser excelentes oportunidades para quem "caça" boa comida e neste quesito Tóquio é uma verdadeira Floresta Amazônica. Quem vai mais longe também tem mais chance de encontrar boas oportunidades para comer bem, muitas vezes sem tem que disputar espaço com tantos "predadores". Neste sentido, perde quem costuma se restringir às áreas mais populares como Shibuya, Shinjuku, Roppongi, ou seja, a maioria das pessoas que visita ou mesmo mora na capital japonesa.


A prova disso é o Hanamichi, um restaurante muito popular em Nogata, um bairro do subúrbio de Tóquio, no município de Nakano. Aqui, a estrela é o missô, uma pasta de soja muito popular aqui no Japão. Ela é a base do miso ramen (lê-se "missô lámen"), um das diversas manifestações desta iguaria. Como o missô é um fermentado, é possível esperar um sabor marcante. Nem sempre é o caso, é possível fazer sopas muito delicadas com ele. Mas, no caso do lámen, dificilmente quase sempre o missô está lá para marcar presença.


O Hanamichi ganhou sua reputação entre o povo lamen-maníaco de Tóquio por fazer um bom uso do ingrediente. O espaço tem aquela cara de restaurante de subúrbio que aparece muito em séries, filmes e animês japoneses, uma atmosfera interessante para quem está só de passagem. O chef Kakihara conta no site do estabelecimento que se apaixonou pelo lámen quando começou a trabalhar, no final da adolescência, em um restaurante que serve a iguaria. Dali, ele conta ter se dedicado com afinco para aprender mais e ter seu próprio restaurante.


Funcionou. O Hanamichi tem uma sopa de missô de sabor marcante e, ao mesmo tempo, balanceado. Além disso, o macarrão grosso faz uma boa parceria com a sopa espessa. Complementam o prato o broto de bambu fermentado menma e o uma quantidade generosa de broto de feijão. Simples, objetivo e muito gostoso. Escolhi o "ebi miso ramen", cujo caldo leva, ainda, camarão, o que deixa o sabor ainda mais encorpado. Pedi também o ovo cozido e mais char siu , a carne de porco marinada e fatiada que acompanha o lámen. Não me arrependi. Valeu a pena ter saído da rota para provar. Espero voltar outras vezes.



HANAMICHI (花道)

restaurante de lámen

Tokyo-to Nakano-ku Nogata 6-23-12

$

☆☆☆☆

137 visualizações
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 por Direto do Japão/Roberto Maxwell. Todos os direitos reservados.