Chef Carlos Fukuy ensina a fazer caipirinha com yuzu


Versátil, o yuzu é um cítrico que veio da China para o Japão há mais de mil anos e fez a cabeça do povo japonês. Na gastronomia, a fruta é conhecida pelo rico aroma que traz para os pratos. Com polpa e sucos entre o azedo e o amargo, o yuzu também é usado, sempre com parcimônia, em marinadas e molhos. Raspas da casca entram como elemento decorativo, tanto na cozinha doce quanto na salgada.


No final do outono do Japão, quando costuma ser colhido no país, o yuzu começa a aparecer em doces tradicionais japoneses e, também, na confeitaria internacional. Na mixologia, a fruta também tem ganho destaque, em drinques produzidos dentro e fora do Japão.


Carlos Fukuy, chef churrasqueiro do Gostoso Grill em Tóquio e com mais de 10 anos de experiência como bartender em diversas casas do Japão, traz para a gente uma receita de caipirinha de yuzu. “O diferencial do yuzu é o aroma. As cascas do yuzu, em especial o hon-yuzu, contém ‘cápsulas’ aromáticas e, espremidas sobre o copo, deixam aquela fragrância especial”, conta o chef, que preparou a receita com o ao-yuzu, o tipo disponível nesta época do ano, o início do verão.


Esta variedade é menor que o amarelado hon-yuzu que tem bem polpa e suco mais amargos. “Parece muito com o limão”, explica ele sobre o ao-yuzu. O chef recomenda a fruta para quem quer fazer o drinque nacional brasileiro com um diferencial bem japonês. “O suco do yuzu é mais azedo que o do limão e isso traz um toque especial para a caipirinha”, finaliza ele. Segue a receita do chef Carlos Fukuy.

ingredientes

1 ao-yuzu espremido

2 doses (60 ml) de cachaça

2 colheres de chá de açúcar

gelo até completar a coqueteleira


modo de fazer

Inserir os ingredientes na coqueteleira e bater. Servir na taça. Espremer a casca do yuzu por cima antes de servir.



56 visualizações
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 por Direto do Japão/Roberto Maxwell. Todos os direitos reservados.