Província japonesa cria lei que protege o céu estrelado


imagem: Governo da Província de Tottori

Existe um lugar do Japão que garante ao visitante uma vista inesquecível do céu estrelado. Trata-se da província de Tottori, localizada no litoral banhado pelo Mar do Japão, a cerca de 650 km de Tóquio. Conhecida pelas maiores dunas do Japão, Tottori também está apostando no céu para incrementar sua renda com o turismo. A província, que já foi apontada várias vezes pelo Ministério do Meio-ambiente como o melhor local do Japão para a observação de estrelas, proibiu o uso de holofotes e raios laser que não sejam direcionados para pontos específicos em terra. De acordo com o projeto aprovado, esses tipos de luz poderiam ser usados, excepcionalmente, em situações especiais como a prevenção de danos causados por desastres naturais.

O governo de Tottori afirma que o objetivo da lei é proteger a visibilidade dos astros no céu "para esta e para futuras gerações". Através da lei, também foram criadas as chamadas “Áreas de Preservação do Céu Estrelado”, com regras ainda mais rígidas quanto a instalação de fontes de luz que possam atrapalhar a visibilidade do céu. A província fixou multas de até cerca de 450 dólares (algo como R$ 1500) para infrações recorrentes.

Outras províncias e municípios do Japão já tinham aprovado legislação com objetivo semelhante mas Tottori foi pioneira em proibir o uso dessas fontes de luz. A lei entra em vigor em abril de 2018.

#meioambiente #Tottori #céu #natureza

19 visualizações
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 por Direto do Japão/Roberto Maxwell. Todos os direitos reservados.